Exibir ao provável comprador, amostras ou catálogos dos artigos, mostrando-lhe as qualidades e utilização dos produtos, para interessá-lo na compra;
Indicar os preços e as condições de crédito e entrega, guiando-se pelas tabelas fixadas pela matriz de vendas, para possibilitar a venda dos produtos;
Oferecer abatimento em certos produtos ou no preço total de determinadas quantidades, baseando-se em condições específicas, para adquirir maior número de pedidos;
Transmitir os pedidos ao escritório central de vendas, valendo-se dos meios usuais de comunicação, para permitir a efetivação da entrega das mercadorias vendidas;
Comunicar o desenvolvimento de seus trabalhos ao setor de vendas da empresa, enviando informações sobre as transações comerciais realizadas, para possibilitar o controle dos mesmos;
Examinar publicações comerciais e relatórios da empresa, analisando as flutuações de preço e outras condições do mercado e da empresa, para manter-se atualizado e evitar possíveis fracassos em seus contatos. Pode efetuar a cobrança de títulos vencidos.